Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.
Estabelecimentos como hospitais, clínicas e laboratórios possuem instalações prediais complexas. Por isso, os projetos arquitetônicos desses ambientes, como o de sistema de climatização, devem responder a alguns critérios, nos quais falaremos sobre hoje. A importância da climatização em um EAS é reforçado pela Anvisa em sua nota técnica de 2009:
“Para o atendimento dos recintos de um EAS, onde são necessárias condições especiais de assepsia e conforto, devem ser tomadas as devidas precauções para o correto dimensionamento do sistema, principalmente naquelas atividades relacionadas ao diagnóstico e terapia de doenças com possibilidade de transmissão de infecções.”
Ou seja, quando se trata da climatização hospitalar, cada equipamento utilizado nos sistemas instalados deve estar de acordo com as normas e Leis que regulamentam esses espaços, a fim de garantir maior segurança aos usuários desses espaços. Além disso, se preocupar e proporcionar um atendimento pautado na humanização tem sido cada vez mais uma preocupação de quem gerencia esses espaços, pois, já é comprovado que ambientes humanizados tendem a melhorar o quadro de saúde dos pacientes durante a consulta.
É válido lembrar que cada paciente é um indivíduo, ou seja, possui necessidades específicas, sejam elas emocionais, físicas ou psicológicas, para que seus problemas sejam solucionados. É a partir do atendimento humanizado que se pode reconhecer essa singularidade, promovendo um tratamento com dignidade e compaixão.
Esse tipo de atendimento pode criar um ambiente mais acolhedor e bem menos estressante para os pacientes, garantindo uma redução no nível de ansiedade, de medo e de desconforto que estão associados ao ambiente hospitalar. Assim, a estabilidade emocional e psicológica será valorizada. Além disso, uma comunicação eficaz também será indispensável para que o diagnóstico de um paciente seja preciso e que todas as suas opções de tratamento sejam devidamente compreendidas. É por meio do atendimento humanizado que há um incentivo à comunicação aberta, honesta e totalmente transparente.
Sob uma perspectiva geral, o tratamento humanizado só tem pontos positivos a oferecer, trazendo tranquilidade para os pacientes e, também, uma melhora em sua estadia, tornando uma experiência desagradável em algo um pouco mais tolerável.
Existem algumas normas que regulamentam a climatização de um hospital. A primeira delas é a Norma 7256:2021, lançada ainda no ano de 2005. No ano de 2021, passou por uma revisão técnica, reforçando a necessidade de um grau de filtragem do ar. A partir disso, a troca de filtro deve sempre estar adequada ao local onde o sistema de climatização estiver.
Também há a lei 13.589/2018, que torna obrigatória a manutenção dos sistemas de climatização em prédios públicos e privados de uso coletivo. O principal intuito é trazer mais qualidade para dentro do ambiente hospitalar, além de reduzir qualquer risco existente em um ambiente tão sensível. É obrigatório que a manutenção dos equipamentos seja realizada de forma periódica, aumentando a vida útil do aparelho, além de economizar energia e prevenir a saúde de todas as pessoas que estejam no local de sua utilização.
Existem muitos motivos pelos quais os climatizadores evaporativos devem estar presentes em um ambiente hospitalar. Um deles é o conforto do paciente, visto que manter a temperatura mais amena se torna essencial. Afinal, é comum que as pessoas presentes no local estejam debilitadas ou passando por um tratamento intensivo.
Outro ponto importante é o controle da temperatura e da umidade, pois a adequação de ambas as medidas pode propiciar um melhor trabalho das equipes das salas de cirurgia e das unidades de terapia intensiva. Assim, os equipamentos médicos funcionarão da forma como se espera. Além disso, a presença de climatizadores em ambientes hospitalares ajuda a prevenir infecções, pois a qualidade do ar é indispensável para que os hospitais consigam interromper a prorrogação de alguma doença. Isso acontece porque os equipamentos filtram e purificam o ar.
De maneira geral, a climatização evaporativa em hospitais e estabelecimentos essenciais para cuidados com a saúde é indispensável, pois traz inúmeros benefícios como o controle da temperatura, o conforto dos pacientes e a diminuição da incidência de infecções.
Por que preciso ter climatizadores ecológicos na minha casa ou empresa?
Cansado de pagar caro pela conta de energia, mas não abre mão do conforto térmico do seu ambiente?
Climatizadores: a melhor escolha para o ambiente escolar
Momentos refrescantes, saudáveis e seguros para sua família
seu climatizador
pelo WhatsApp!