0

0

Ir ao topo

Casa sustentável com climatizadores Rotoplast

Publicado em 14/02/2017 - Bem-estar
 

Com os avanços da sociedade e o aumento expressivo da população mundial e de seus impactos no mundo, várias pesquisas e ações têm sido tomadas para reduzir as agressões que nosso planeta sofre todos os dias de diversas formas.

Novas formas de realizar velhas atividades, novos processos e novas tecnologias têm surgido com grande velocidade para proporcionar maior expectativa de vida para os indivíduos e para o mundo, promovendo uma forma de vida que possa conciliar qualidade e preservação com o mínimo de perdas.

As práticas de sustentabilidade também têm se tornado cada vez mais acessíveis e transformado a vida de várias pessoas, trazendo mais economia e conscientização ambiental para famílias em todo o Brasil. Casas sustentáveis, por exemplo, são opções que mostram que é possível causar menos impactos à natureza e manter um ótimo nível de qualidade de vida.

 

O que é uma casa sustentável?

Casas sustentáveis, também chamadas de casas ecológicas, são aquelas projetadas e construídas de uma forma que respeita o meio ambiente e segue os princípios de sustentabilidade ambienta, sem deixar de lado o bem-estar dos seus moradores. Elas também são exemplo de uso racional e consciente de recursos naturais.

Além dos benefícios para a sociedade e para o meio ambiente, elas trazem vantagens para os moradores, como, por exemplo, a redução nos gastos com energia elétrica e água.

Essas melhorias são possíveis graças à conversão da energia solar em energia elétrica. A energia solar é limpa, renovável e inesgotável. Isso acontece através de uma reação fotoquímica que acontece no interior dos painéis solares fotovoltaicos, onde ficam células fotovoltaicas, fabricadas em silício.

A água da chuva também é coletada, tratada e utilizada para fins menos nobres, como limpeza de pisos, calçados e cômodos e outras aplicações.

Esses benefícios são comprovados, principalmente a longo prazo, com diminuição nos gastos e valorização da propriedade, devido à procura crescente da sociedade por residências desse tipo.

 

Uma parceria pela sustentabilidade

Comprometidas com a melhoria das condições de vida das pessoas e com a sustentabilidade, a Rotoplast e a Ten do Brasil se uniram em um projeto de casa sustentável para provar a viabilidade e a efetividade dos seus produtos e serviços em proporcionar qualidade de vida com menos impactos negativos ao nosso planeta.

O projeto consistiu em construir uma casa sustentável na cidade de Maravilha, em Santa Catarina. A Casa ecológica, como alguns chamam, já é uma realidade e está em pleno funcionamento. De acordo com seus moradores, as economias já estão acontecendo e são visíveis nas faturas de água e energia.

Pensado para incentivar a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, o projeto é a prova que é possível alinhar tecnologia, desenvolvimento, sustentabilidade e qualidade de vida para os moradores em uma só construção. Com 100% de aprovação da família, o projeto já é um sucesso.

 

Os sistemas utilizados na Casa Sustentável da Rotoplast + Ten do Brasil

Para a realização do projeto e o alcance do resultado pretendido foram utilizados alguns sistemas para promover a otimização dos recursos e a qualidade de vida da família moradora.

Foi feita a instalação de um climatizador evaporativo Rotoplast que, além de ser moderno e tecnológico, é o melhor sistema de climatização para redução de temperatura e limpeza e hidratação do ar do mercado. Ele resfria qualquer tamanho de ambiente e promove uma economia de até 95% de energia elétrica – se comparado com aparelhos convencionais. Ele atua, ainda, na melhoria da saúde dos moradores, que contam com um ar mais saudável e limpo, livre de bactérias e fungos que causam doenças respiratórias e diversas.

Para combater o custo de energia elétrica vindo do chuveiro, o maior vilão das residências, foi instalado na casa sustentável um sistema de aquecimento de água que utiliza a radiação solar para aquecer a água que vai aos chuveiros. Com esse sistema, o maior causador de gastos da residência foi eliminado e deu um grande respiro na conta de energia elétrica.

Foram instaladas também placas fotovoltaicas com capacidade de geração de 250 watts cada, em uma tensão de 24vcc. Com elas, foram adicionadas baterias que armazenarão a energia gerada durante o dia para ser usada durante a noite.

Os sistemas instalados são a prova de que a tecnologia pode ser aliada aos propósitos sustentáveis e promover uma melhoria significativa na vida das pessoas e do planeta. Conheça melhor as soluções da Rotoplast e descubra como elas podem mudar a vida da sua família e a rotina da sua casa.

Você pode gostar de ler: